Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Marcador Amarelo

Porque há momentos que merecem destaque!

Marcador Amarelo

Porque há momentos que merecem destaque!

07
Jan16

Em 2016 eu vou cultivar...

Diz que Estuda

Feliz 2016!!!

Já posso contar pelos dedos das mãos os assunto que quero partilhar com vocês desde o início do novo ano. No entanto, nenhum deles merecia ser O primeiro de 2016 e por isso fui adiando.

Eis que hoje surge o assunto perfeito para começar o ano!

Á semelhança do ano passado, este ano vou começar com um post dedicado a uma nova experiência na minha vida. Em 2015 foi o Yoga (que mereceu um destaque pelo Sapo - Obrigada!!!) e em 2016 é a Planta do iogurte!

 

Há também quem lhe chame de flor do iogurte, gãos de Kefir ou simplesmente kefir. Mas afinal, de que é feita esta planta do iogurte, que mais parece uma couve flor?

‘Kefir grains are combinations of yeasts and bacteria living on a substrate made up of a variety of dairy components.’ fonte: http://www.homemademommy.net/2012/09/why-i-love-kefir-and-what-are-kefir-grains.html

Uma combinação de leveduras e bactérias vivas? Mas isso é comestível?

Na verdade, não se consomem os grãos do kefir mas sim o leite que eles fermentam, ou seja, colocam-se os grãos do kefir num recipiente de vidro ou de plástico e depois enche-se com leite (qualquer tipo de leite dá), guarda-se o recipiente fechado num local escuro e esperamos entre 12h e 24h. Depois de passado todo este tempo, separam-se os grãos do leite fermentado et voilá: o verdadeiro Kefir está pronto a consumir :) 

 

Importa referir que o consumo regular de Kefir tem inumeras vantagens para o nosso organismo,  especialmente para o nosso intestino uma vez que a quantidade de próbióticos é bastante elevada.

 

O mais bonito de isto tudo é que os grãos do kefir não estão à venda. Como o planta do iogurte (como eu gosto de lhe chamar) vai crescendo, podemos partilhar com outras pessoas através de doações e nunca por venda! Assim, o uso e cultivo da planta do iogurte tem por base a partilha com os outros, deram-me os grãos de kefir sem pedir nada em troca e eu assim o farei. Doar uma parte da nossa plantinha é bom para quem a recebe e para a saúde da nossa própria produção!

 

Posto isto, resta-me apenas dizer que amanhã vou ter de comprar mais um ou dois frasquinhos de vidro e um coador de plástico para puder manusear a minha planta do iogurte sem a magoar :)

 

Aqui ficam as fotos dos primeiros minutos em casa:

IMG_20160106_151339353.jpg

 

IMG_20160106_151556447.jpg

Em 2016 eu vou cultivar Grãos de Kefir. Wish me luck!!

4 comentários

Comentar post