Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Marcador Amarelo

Porque há momentos que merecem destaque!

Marcador Amarelo

Porque há momentos que merecem destaque!

26
Fev15

Há ler e ler - O Alquimista - Leituras#1

Diz que Estuda

Boa tarde!!

 

Venho hoje começar um novo tag no blog, o tag Leituras! E porquê? Estou completamente farta de ler... Sim, farta de ler! Pode parecer uma contradição mas não é. Na verdade, eu estou farta de ler livros e artigos científicos, ou seja, matéria que tenho de estudar. É claro que não vou deixar de os ler porque afinal de contas a minha "profissão" é ser estudante mas vou fazer um esforço por ir lendo umas páginas aqui e ali de um livro à escolha. 

Desde que criei o blog que tenho lido posts noutros blogs (nos vossos!) e tenho escrito um pouco, o que é fantástico! Apercebi-me no ano passado de que andava com algumas dificuldade em escrever um texto do qual gostasse, as palavras simplesmente não encaixavam bem, não me lembrava de sinónimos nem de como não repetir sempre as mesmas palavras e atribui a culpa à falta de prática.

 

Língua Portuguesa e Português do ensino básico e secundário: voltem que estão perdoados! (Ok, não levem isto muito a sério. Mais uma cadeira para as 7 que tenho este semestre não por favor!). A interpretação de textos e o debate sobre diferentes pontos de vista relativamente ao que quereria Padre António Vieira dizer com "Ou é porque o sal não salga ou porque a terra se não deixa salgar." por vezes poderiam parecer chatos mas por outro requeriam uma certa flexibilidade mental. A meu ver, isso treina-se! Já agora, Adorei o Sermão de Sto. António aos Peixes!

 

Há ler e ler. Há ler e não passar das palavras que lemos, não pensar nem questinar qual a nossa opinião sobre o mesmo assunto. Há ler e interpretar, usar todas aquelas ideias para contruir a nossa própria visão. Será que o autor  quis efetivamente dizer-te apenas aquilo que leste? Bem, não vou começar a filosofar porque senão nunca mais saio daqui e assim fica só um cheirinho do que me passou pela cabeça. 

 

Portanto, o livro que eu elegi como o primeiro deste desafio é O Alquimista de Paulo Coelho. Tenho um exemplar que me foi oferecido em 2011 (Oh meu Deus! Pensava que tinha sido ontem!!!) por uma pessoa que me é próxima (e tenho quase a certeza que foi a minha mãe que lhe deu a dica) e eu nunca o cheguei a acabar tendo ficado na página 157. Já li um outro livro do Paulo Coelho, O Diário de um Mago, e adorei completamente pelo que recomendo vivamente principalmente a quem está a pensar em fazer ou já percorreu El Camiño (Caminho de Santiago).

Já leste algum destes livros? Queres partilhar o teu ponto de vista? E recomendar-me um livro? Eu gostava muito :P

 

"O Alquimista" relata as aventuras de Santiago, um jovem pastor andaluz que abandona a sua terra natal e viaja pelo Norte de África em busca de uma quimera — um tesouro enterrado sob as pirâmides. Uma cigana, um homem que diz ser rei e um alquimista irão ajudá-lo na sua busca. Ninguém sabe exatamente o que é o tesouro nem se Santiago conseguirá ultrapassar todos os obstáculos da sua travessia do deserto. Mas aquilo que começa por ser uma aventura por locais exóticos para procurar a riqueza material, acaba por se transformar numa viagem de descoberta de si mesmo e da riqueza da alma humana. "O Alquimista" recria um símbolo intemporal que nos recorda a importância de seguir os nossos sonhos e de ouvir a voz do coração.

 

 Kisses