Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Marcador Amarelo

Porque há momentos que merecem destaque!

Marcador Amarelo

Porque há momentos que merecem destaque!

24
Jun15

O triângulo amoroso entre o O2, CO2 e a hemoglobina!

Diz que Estuda

     Quando perguntamos a um miúdo o que respiramos, muito certamente nos responde que respiramos ar. Mas se fizermos a questão de forma mais complexa lá aparece em primeiro lugar o oxigénio e o dióxido de carbono logo a seguir (como sendo o mau da fita). 

 

     Portanto, o oxigénio e o dióxido de carbono andam sempre à baila um com o outro. Nós utilizamos o oxigénio e produzimos dióxido de carbono e as plantas usam esse dióxido de carbono e produzem o oxigénio.

 

     Hoje enquanto estudava estas relações entre as duas moléculas (O2 e CO2) encontrei algo que considero romântico!

 

     Relativamente ao transporte de oxigénio dos pulmões até ao tecidos e o transporte de dióxido de carbono dos tecidos para os pulmões ocorrem duas situações:

 

Efeito de Bohr - O aumento de CO2 (dióxido de carbono) baixa a afinidade da hemoglobina* para o O2 (oxigénio), que assim se liberta.

Efeito de Haldane - A ligaçao de O2 à hemoglobina, tende a libertar o  CO2.

 

*A hemoglobina está presente nos glóbulos vermelhos e permite o transpote do Oxigénio e Dióxido de carbono.

 

     Então quando eu li estes dois efeitos pensei em como era romantica a relação entre o CO2 e O2, sempre implicados  na vida um do outro, um quer estar sempre onde o outro está, um dá origem ao outro e acabam por ser um só, acabam por ser a uma alma separada em dois "corpos". Mas há algo mais romântico do que isto?

 

     Achei graça e desde logo achei romântico mas apercebi-me há pouco que afinal é um triangulo..... mehhh já não estou tão entusiasmada. É gente a mais!

 

Piadas nerds by me

1 comentário

Comentar post