Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Marcador Amarelo

Porque há momentos que merecem destaque!

Marcador Amarelo

Porque há momentos que merecem destaque!

25
Jun15

Passar o verão com Darwin

Diz que Estuda

      Darwin é um dos homens da minha vida. Desde o momento em que me foi apresentada a Teoria da evolução de Darwin,nas aulas de Biologia no ensino secundário, que a minha admiração por este homem começou. Nem imaginam o fascínio que foi encontrar a explicação, encontrar uma teoria tão perfeita e que é tão acessível à compreensão.

 

      Há poucos meses estive a discutir com o meu pai como o homo sapiens, apesar de menos forte, menos robusto e até com uma visão muito pior do que o homo neanderthalensis, conseguiu erradicar este último. Neste caso, a evolução não foi tanto de encontro ao mais apto mas sim ao mais inteligente. A conclusão da nossa discussão foi de que o ser humano está a fugir à regra da teoria da evolução, estamos perante o paradigma da humanidade. Não há selecção dos mais aptos, não há luta pela sobrevivência (o que sinceramente para cada um de nós é fantástico!) e o facto de estarmos a reproduzirmo-nos com pessoas que são originárias de locais muito mais longes do que nós é bom porque aumenta a variabilidade intra-específica. No entanto, o que vai acontecer quando existirem tantos cruzamentos entre nós que a pool genética vai ser praticamente a mesma para toda a população mundial? É assustador, eu sei! 

 

     Mas acabando agora com a divagação, era só para vos dizer que acabei de decidir que este verão vou tentar ler duas obras de Charles Darwin: "A Origem das espécies" e "A viagem do Beagle - Viagem de um naturalista à volta do mundo". Se não me engano, estes dois livros estão lá na prateleira desde sempre e nunca me lembrei de os ler. Como é que é possível?

 


Para quem está a ler isto e não está muito dentro do assunto do Darwinismo mas ficou com curiosidade :)

 

1 comentário

Comentar post